Sou fã da Formula 1 desde 1994, foi quando comecei a entender o que se passava nas corridas, e justamente o ano que o Senna morreu. Não sou uma viúva do Senna, não foi um piloto da minha geração e eu ví Michael Schumacher fazer TUDO o que fez, e pra mim, que era uma criança, era muito foda ver o alemão resolvendo as tretas dele como fez.
Mas a F1 mudou muito, os motores são cada vez menores, kers, asas móveis e circuitos seguros demais deixam tudo muito artificial, ainda assisto, mas o custo elevado e falta de competitividade me deixam bem desanimado.
Mas a dois anos, a FIA começou a organizar a ideia da Formula E, que é uma ideia muito boa, carros elétricos em um evento barato e bem competitivo.
Spark-Renault SRT-01 |
O carro desenvolvido é o Spark-Renault SRT-01. A Renalt é uma das maiores fabricantes do mundo, e uma das mais desenvolvidas na questão dos veículos elétricos na Europa. O projeto não foi só pela Renault, trazendo know how da Formula 1 e grandes parcerias, como McLaren, Williams, Michelin que desenvolveram partes do carro.
Como todo carro elétrico, o Spark-Renault SRT-01 demanda recarga, e como o evento será "barato" a FIA vai resolver tudo no mesmo dia. Cedo os carros carregados saem para fazer os tempos, na parte da tarde os carros alinham para a corrida, e no meio da prova, o piloto sai do seu carro, e vai pra outro já carregado. Não há troca de pneus, se segurar o pé é importante, uma vez que quanto mais forte se anda, mais "bateria" se gasta.
Os chassis são Dallara, e como todos os carros são "iguais" as equipes e pilotos vão se dedicar a mexer no carro para deixar ele bem acertadinho, e provavelmente, vai ser cobra comendo cobra pelo menos nos primeiros anos.
Os circuitos são todos de rua, e o calendário promete muita emoção:
13 de setembro de 2014 - Beijing (China)
18 de outubro de 2014 - Putrajaya (Malásia)
15 de novembro de 2014 Rio de Janeiro (Brasil)
13 de dezembro de 2014 - Punta del Este (Uruguai)
10 de janeiro de 2015 - Buenos Aires (Argentina)
14 de fevereiro de 2015 - Los Angeles (EUA)
14 de março de 2015 - Miami (EUA)
09 de maio de 2015 - Mónaco
30 de maio de 2015 - Berlim (Alemanha)
27 de junho de 2015 - Londres (Grã-Bretanha)
Pra quem acompanha a F1, vai ver que o calendário faz muito mais sentido. Outra coisa interessante, é ver que o campeonato vai ser como as temporadas européias, começando em 2014 e terminando em 2015.
Esse circuito acima é o da Marina da Glória no Rio de Janeiro, desenhado por Lucas di Grassi, ex-piloto da F1 da época que as 3 novas equipes entraram. Ele corria na carroça da Virgin que vinha do sucesso da Brawn F1, mas não deu em nada, e hoje é a Marussia.
Di Grassi é o piloto desenvolvedor do carro, e dá consultoria para os assuntos de projetos da Formula E, e está confirmado como piloto da categoria. Não sei se ele vai correr pela Virgin, ou se será pela Audi, já que ele tem relações com ambas as equipes. Pessoalmente, acho uma puta covardia ele correr uma vez que ele é desenvolvedor, mas queria ver o Lucas ganhando tudo.
Falando em equipes, as confirmadas são essas:
Di Grassi é o piloto desenvolvedor do carro, e dá consultoria para os assuntos de projetos da Formula E, e está confirmado como piloto da categoria. Não sei se ele vai correr pela Virgin, ou se será pela Audi, já que ele tem relações com ambas as equipes. Pessoalmente, acho uma puta covardia ele correr uma vez que ele é desenvolvedor, mas queria ver o Lucas ganhando tudo.
Falando em equipes, as confirmadas são essas:
Andretti da família de mesmo nome e de renome do automobilismo mundial. Equipe com DNA americano e eficiência da Indy.
Audi Sport, da fabricante que dá show em categorias do automobilismo, apostando na FE.
China é uma equipe do Ministério dos Esportes da China. Não vão vir pra brincar, eles levam o esporte muito a sério no país.
e.dams é um time que já existe em outras categorias de monopostos, e tem o nome do tetracampeão Alain Prost.
Dragon Racing é outra garagista americana.
Uma das primeiras a fechar o contrato, equipe Inglesa com alguma tradição.
Montadora indiana, fabricante das picapes mais feias do universo. Pra mim vai ser a Minardi da categoria.
A Super Aguri passou vergonha na F1 nos anos 2000, mas não ressuscitou atoa. Provavelmente vai fechar com Takuma Sato, e vai vir pra vencer.
Equipe do Leonardo di Caprio. Sim, é sério.
Virgin vem apostando agora na Formula E depois de investir na vitoriosa Brawn GP, e dar com os burros n'agua com equipe própria. Pode ser o destino do Di Grassi.
Falando de pilotos, os confirmados agora são:
Alguns desses nomes tem experiência na Formula 1 e na Indy, e a média de idade é bem baixa. Até agora são oito pilotos, e 10 equipes. Ou faltam duas vagas, ou 12... não sei se as equipes terão 4 carros, ou só dois, mas prefiro que cada uma tenha dois pilotos.
Falando de sonhar auto, seria maneiro ver o Senninha e o filho do Prost na e.dams, ou ver uma patrocinadora brasileira entrando numa equipe, como o custo é baixo, o Brasil poderia sim ter uma equipe, afinal, se a China tem, nós poderíamos também.
Por enquanto é isso, sempre que uma notícia vier eu pretendo divulgar, e no futuro fazer alguns posts sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário