quinta-feira, 31 de julho de 2014

O Cavaleiro dos Sete Reinos - George R.R. Martin


Olá amiguinhos! Prontos para mais um review de livro? Hoje vamos de "O Cavaleiro dos Sete Reinos" de George R.R Martin, o mesmo autor das Crônicas de Gelo e Fogo (conhecido popularmente por Game of Thrones graças a série da HBO) e de Wild Cards (Xmen da literatura).


A história passa 90 anos antes da queda dos Targaryen pelas mãos de Robert Baratheon, o Usurpador do Trono de Ferro. Diferente dos livros das Crônicas de Gelo e Fogo, em "O Cavaleiro dos Sete Reinos" não existe pontos de vista diferentes, todo o enredo mostra as aventuras de Dunk, formalmente conhecido Sor Duncan, o Alto, um escudeiro que assume o legado do cavaleiro o quão servia depois de sua súbita morte, e tenta se firmar na posição de Cavaleiro Livre.




A cavalaria é um título importante em Westeros, de grande prestígio por convencionalmente se aliar a uma casa ou família importante, mas alguns cavaleiros são só homens comuns que seguem os votos da cavalaria (ser justo, proteger os mais fracos...) a serviço de algum senhor menor, ou só disputando torneios em busca de glória.



O protagonista no caso está bem perdido sobre o que ser e o que fazer, mas decide ir até um torneio onde originalmente seu mestre iria, para tentar disputar as justas e fazer valer seu nome. O fato de ser bem mais alto que a média, e possuir toda força e vitalidade de sua juventude, o faz acreditar nessa possibilidade. Já em sua primeira parada para uma boa refeição (algo raro em sua vida de escudeiro), ele encontra um menino careca chamado Egg.



Sor Duncan acredita que Egg é na verdade um apelido por causa de sua careca, mas descobre-se ao final do primeiro capítulo que se trata de diminutivo de Aegon Targaryen V. A química dessa relação que tempera todo o livro, o príncipe serve o menino da baixada das pulgas, agora cavaleiro como escudeiro! Enquanto Duncan é honrado e ignorante, Egg é culto mas com certos indícios de índole duvidosa, e em meio as aventuras dos dois sua amizade fica mais forte por compartilharem suas vidas tão diferentes.




O Cavaleiro dos Sete Reinos é um livro obrigatório para qualquer fã das Crônicas de Gelo e Fogo, por mostrar eventos importantes principalmente para o entendimento da Dança dos Dragões, como por exemplo como era o reinado dos Targaryen, como a loucura deles era mais frequente do que os livros sugerem, e ainda é possível conhecer os Blackfyre de um modo mais profundo, e talvez o mais importante, e ver a figura de Brynden Rivers, o Corvo de Sangue como Mão do Rei. Temido por todos, odiado por muitos, Rivers é uma figura interessante em sua juventude, muito diferente do que Bran conhece Além da Muralha.

Complicado falar mais do livro sem estragar a diversão da leitura, mas fica aí minha recomendação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário