quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Melhores compositores do Cinema


E aí pessoal? Prontos para mais uma viagem ao interessante mundo da minha opinião? Não? Bem... não vá embora agora, e continue nem que seja para ao menos me criticar e dizer o quanto tenho mal gosto.

Na lista a seguir, vou abordar meus compositores favoritos do cinema. Trilha sonora é um aspecto muito importante para o filme, sem ela momentos importantes podem passar completamente desapercebidos, ou não receber a atenção devida. Vamos a lista!


Basil Poledouris


Um dos meus favoritos, fez a trilha da ótima adaptação de Conan para o cinema, conseguindo extrair toda a essência do Conan de Robert E. Howard, na minha opinião suplantando inclusive com isso, as diferenças do Arnold, e do cimério. Veja sem falta o tema Riddle of Steel, é sua melhor composição. Mas nem só de Conan viveu Basil, o maestro compôs também para grandes sucessos como "A Lagoa Azul", "Robocop", "Free Willy" (sim, eu gosto do filme) e Tropas Estrelares.




Vangelis

Seguimos para o compositor grego que muito me agrada também, e que continua produzindo boas trilhas sonoras aos 71 anos. Vangelis tem uma pegada diferente, lembra muito Rock Progressivo usando corais como os Anglicanos e Gregorianos. Por isso, pode fazer trilhas para filmes históricos e de ficção científica, e até mesmo para a Copa do Mundo do Japão e da Coréia do Sul de 2002. Dentre suas obras estão: "Alexandre, o Grande", "Blade Runner", "A conquista do Paraíso", "Antarctica", "Carruagens de Fogo" e "Oceanus".



Hans Zimmer

Agora indo para um compositor mais moderno e atual, vamos falar do excelente Hans Zimmer, que assina nada menos que a trilha sonora da trilogia Batman do diretor Chris Nolan, que é na minha humilde opinião a melhor adaptação do herói já feita (pra mim supera até os quadrinhos). O alemão ainda fez as trilhas de "A Origem", "Piratas do Caribe", "O Homem de Aço", "Lágrimas do Sol", "O último Samurai", "Gladiador" e do meu amado "O Rei Leão". Sim meus caros, o cara vai de Ridley Scott a Chris Nolan, de Disney a Warner, de Leonardo diCaprio a Christian Bale, é admirável.



Ennio Morricone

Italiano nascido em Lazio, Ennio foi um fenômeno do movimento western spaghetti e suas músicas influenciaram toda uma geração. Vale lembrar que os filmes, apesar de retratarem o Oeste Americano, muitas vezes eram rodados na Itália e Espanha, o que faz a trilha sonora ainda mais importante como climatizador. É dele as trilhas dos melhores filmes de Clint Eastwood, clássicos como "Três homens e um conflito", "Os Intocáveis", "Era uma vez na América", e bem mas recentemente "Django Livre" de Quentin Tarantino. No vídeo acima, a faixa "Febre do Ouro" (não é do Metallica...) que toca em um importante momento de "O bom, o mal e o feio" ou "Três homens e um conflito".


Alan Menken

Alan é estado unidense de New York, compositor famoso por seu trabalho na Disney que sempre se preocupou muito com a qualidade das suas composições. Dentre seus trabalhos, Alan Menken compôs a trilha de "A pequena loja de horrores", "A pequena sereia", "A Bela e a Fera", "Aladdin" e"Pocahontas". Como exemplo acima, deixo a versão em português da trilha de "A Bela e a Fera".










Nenhum comentário:

Postar um comentário