O Morro dos Ventos Uivantes é um romance clássico, escrito por Emily Bronte (que admito não ter feito nada relevante fora o livro) no século 19. A história é carregada de preconceito, o qual eu mesmo já fui vitima e hoje em dia não consigo identificar a origem.
Certamente, o livro não é tão famoso e elogiado quanto as adaptações para o cinema, dentre as quais se destaca na minha opinião a versão de 1992, dirigido por Peter Komisky, e estrelado por Juliette Binoche no auge de sua beleza, e Ralph Fiennes, hoje em dia mais conhecido como Voldemort, mas que já foi galã e nesse filme fez então seu melhor papel.
Passar disso seria estragar a trama, que apesar de ser considerada boba e previsível, tem suas particularidades interessantes, o amor de Heathcliff e Catherine beira a psicopatia, e fica bem claro em frases como:
“Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff”
Vale a atenção para o retrato de uma sociedade (e de uma época) onde os relacionamentos forçados por laços não de afeto, mas de prestígio e de negócios, e de como isso pode destruir quem vive em meio a essas crises da falta de oportunidade de ser quem você realmente quer ser.
Vale ainda citar a música baseada na obra, cantada originalmente por Kate Bush, mas também em uma interessantíssima versão do Angra.
Kate Bush quando era linda. |
Quem quiser baixar, fica aqui o link de vários formatos do livro:
http://lelivros.club/book/download-livro-o-morro-dos-ventos-uivantes-emily-bronte-em-epub-mobi-e-pdf/
Nenhum comentário:
Postar um comentário