sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Lauda e Prost - McLaren 1984




No terceiro ano de sua volta a Formula 1, Lauda enfrentava finalmente um companheiro de equipe difícil de ser batido, um jovem francês chamado Alain Prost em seu ano de estréia na equipe, vindo de um ótimo vice campeonato em 83 na Renault contra a Brabham de Piquet.

As equipe inglesa tinha motores Porche V6 Turbo (sim, similar aos motores atuais da categoria) em sua melhor condição na categoria, e depois de dois anos de desenvolvimento de Lauda, a McLaren voava. Muitos apostavam no fácil título de Prost, mas Niki Lauda vinha de más campanhas com Brabham e precisava mostrar um bom resultado na McLaren, e assim fez.







O ano de 1984 foi bastante curioso, era estréia do brasileiro Ayrton Senna na pequena Toleman, em seu penúltimo ano levando ela ao sétimo lugar entre as equipes, e conseguindo alguns pódios quando o mundo se diluia em água.



O campeonato foi tão apertado, que Lauda só venceu Prost por 0.5 de diferença, o placar ficando 72 a 71.5, esse 0.5 graças a pontuação parcial de Mônaco, onde Ayrton deu seu primeiro show, e a corrida foi interrompida por causa da forte chuva (só Senna conseguia guiar nessas condições).


Mais tarde, Lauda se despediria da Formula 1, a McLaren se livrou dos motores Porche e junto com a Honda veio Ayrton Senna.













Nenhum comentário:

Postar um comentário