quarta-feira, 2 de agosto de 2017

STF liberou roubo de celular? Não caia nesse boato...



Dezenas de blogs, vlogs e audios do Whatsapp estão divulgando pelos 7 mares navegáveis da internet que de alguma forma o STF permitiu que roubos de celulares com o valor igual ou menos a 500 reais fosse "liberado", não sendo mais crime.

Tal notícia tem tudo para ser um boato que se espalha como fogo em palha seca; a revolta com essa possibilidade é imediata, e sabemos que nossa Suprema Corte é uma piada, assim como boa parte do nosso Judiciário (sem citar ninguém que livre o filho da cadeia hein?).

Fato é que isso é só uma bobagem, uma desinformação que está sendo ventilada por Whatsapp, Facebook e afins como se fosse verdade e só ajudando a deixar o brasileiro ainda mais equivocado com relação ao funcionamento dos três poderes. Como todo boato, ele nasceu de um fato que realmente aconteceu, e que simplificando em vergonhosos miúdos: um caso que subiu até o STF envolvendo um furto de um celular de valor R$ 99 (noventa e nove reais), e que o advogado de defesa alega que em um caso com um valor desses, seu cliente não deveria ser condenado a prisão (um ano e dois meses), e pagar seu crime de outra forma mais "leve". Clicando aqui, você pode ler com mais detalhes sobre o fato no jornal Último Segundo.

Percebem que isso nada tem a ver com assalto? Com o fato de agredir a vítima para tomar seu bem? Como a polícia e a justiça conseguiriam avaliar o preço de um celular depois de um roubo?

Reforçando o ponto: É mentira que o roubo de celulares foi "liberado" pelo STF. Não, o "perdeu playboy" continua sendo crime.

Termino pedindo ao leitor, se o boato falso se espalhou com tanta força, que tal focar em espalhar a verdade para consertar as coisas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário