quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Ceviche simples e barato.

Ceviche é um prato sul-americano dos povos andinos, e nesse calor infernal é um ótima pedida. Comi dessa forma, na casa de um conhecido que é peruano, e já ví versões bem mais sofisticadas. Mesmo assim, prefiro fazer do meu jeito que é mais simples e gostoso (e barato).

Essa imagem foi pega lá no Cozinha Fácil (http://cozinhafacil.wordpress.com/2009/11/24/ceviche/) blog que eu recomendo. Se quiser fazer um ceviche mais interessante, siga o link da receita, como eu disse, o meu é simples e barato, é pra fazer em 10 minutos.

Ingredientes:

400 gramas de filés de tilápia
1 cebola grande
4 limões
sal
pimenta do reino

Modo de preparo:

Se você não conseguir a tilápia fresca, pegue a congelada mesmo, e pode até ser feito com filé de merluza que é baratinho e fácil de achar. Há quem diga que isso é errado pra caramba, mas compare o sabor e veja que não fica muito distante por ser congelado.

No caso do descongelado, deixe uns 10 minutos numa água com sal, separe os filés (que vão estar grudados), e faça cubinhos como faria com o filé fresco.

Depois coloque em uma vasilha, e esprema os limões. Coloque uma ou duas pedras de gelo, e vá mexendo sempre, para os cubinhos ficarem em contato com o limão, e "cozinharem". Eles vão ficar embranquecidos com a ação do limão. Pegue a cebola, e corte em pétalas, ou seja, corte ao meio depois corte acompanhando as listras da cebola.

Eu prefiro bem fininho, mas um monte de cebola. Continue misturando, e acerte o sal e a pimenta do reino. Dá pra usar vinagre e shoyo, mas como já disse, a missão é fazer rápido e barato, então faça no estilo caminhoneiro guevarrista.

E está pronto. Obviamente não é para paladares que se incomodam com o sabor de peixe crú, ou quem não gosta de comida ácida ou apimentada, mas mata a fome sem dar aquele marasmo de tarde.

Comente e compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário