domingo, 28 de setembro de 2014

Na natureza selvagem - Into the wild



Na Natureza Selvagem é um filme baseada no livro de mesmo nome, escrito por Jon Krakauer como forma de biografia do jovem americano Christopher McCandless.

O filme dirigido por Sean Pean conta como Chris, logo depois que terminou a faculdade doou todo seu dinheiro para a caridade e construiu uma identidade falsa com o nome de Alex Supertramp, com um só objetivo: viver a vida selvagem do Alaska.



Alex\Chris começa sua jornada coberto de rancor de sua relação com seus pais, que tinham conflitos pessoais graves que resvalavam nos filhos a todo instante. Alex buscava respostas internas, e para isso não poderia viver o cotidiano simplório. Em sua busca por Deus, felicidade e verdade, ele busca sabedoria na literatura (principalmente a clássica americana), na música, nas relações humanas e principalmente na natureza.



Em sua jornada rumo ao Alaska, Alex primeiro se prepara, trabalha na colheita do trigo, navega por grandes rios até o México, acampa com hippies e naturistas e faz amizade por onde passa, preparando mente e físico para sua aventura final na natureza. Seu caminho é descrito em seu manual e diário, onde separa dicas de sobrevivência e pensamentos da condição humana.





O filme é bem dirigido, a narrativa que sempre mostra o ônibus mágico, a cabana improvisada de Alex que hoje em dia é ponto de turismo, e retoma em sua jornada até o Alaska, dividindo em capítulos onde o personagem adquire a experiência para colocar seu plano em prática, e não é raro que sua personalidade conquiste todos que ele conhece em seus caminho. A escolha de Emile Hirsch (Speed Racer) para o papel é perfeita, o ator chegou a emagrecer 18 quilos o filme, e ele realmente consegue transmitir a atmosfera empática que Chris\Alex transmitia.


O filme conta ainda com a excelente trilha sonora de Eddie Vader (vocalista do Pearl Jam) em seu primeiro trabalho solo, que combina muito com o clima do filme de transgressão a sociedade capitalista consumista que ignora os belos momentos a sua volta, assim como as relações inter pessoais.





A história Christopher McCandless é famosa nos Estados Unidos, sua jornada é admirada pela juventude e demais movimentos livres, é considerado um mito moderno, sua última moradia e local de morte (o Ônibus Mágico) é como já dito anteriormente um ponto turístico no Alaska.

Into The Wild não foi um grande sucesso comercial, mas passa com certa frequência na TV a Cabo, e pode se encontrado facilmente em sites de torrent como nesse link AQUI.






Nenhum comentário:

Postar um comentário