sábado, 27 de setembro de 2014
Nelson Piquet e Niki Lauda - Brabham 1979
Em 1979, Niki Lauda estava em seu segundo ano na Brabham Parmalat equipados com motores Ford Cosworth V8. Depois do bi campeonato na Ferrari, e um vice (em 1976 Hunt destruiu o campeonato enquanto Lauda se recuperava do acidente em Numburguing) se transferiu para a Brabham, mas não teve uma boa temporada em 78 quando terminou em 4° lugar.
A esquipe então contrata um jovem piloto para seu primeiro ano na categoria: Nelson Piquet.
Nelson não era um piloto comum, após 3 anos de engenharia mecânica e de passar infância e adolescência nos boxes de várias categorias, chegava então sua oportunidade. A Brabham tinha o que viria a ser uma das grande duplas da história da categoria, mas o ano não era deles e nada deu certo.
No fim, Piquet em sua estréia fez 3 pontos chegando em 16°, Lauda fez 4 ficando duas posições a frente de seu companheiro de equipe, e por isso, se retirando da Formula 1 para cuidar de sua companhia aérea.
Assim terminou o ano de dois grandes pilotos da Formula 1 que quando trabalharam juntos não puderam fazer muita coisa, engraçado de se pensar quando ambos eram grandes acertadores e desenvolvedores de tecnologias. Em 80, já com as cores azul e branca, Piquet conseguiu suas primeiras vitórias na Formula 1, e em 81 seu primeiro título. Já Lauda, voltou para a correr em 82 pela McLaren, conseguindo seu terceiro campeonato em 84 (quando era companheiro de equipe de Alain Prost).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário