quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O Renascimento da Disney - Primeira Parte




Depois de uma década de 80 de pouco brilho, a Disney passava por uma crise criativa e de mercado, já que suas HQ's não vendiam bem, e muitas de suas linhas foram encerradas. No cinema, despertavam pouco interessa das crianças.

Até que no fim da Década, um movimento de renovação no estúdio trouxe uma nova era de sucessos, baseando-se em clássicos feitos sobre nova ótica, usando a combinação de músicas e roteiros dinâmicos que conquistaram toda a família.


A Pequena Sereia 

Sucesso de 1989, venceu um absurdo em VHS, baseado no conto de Andersen, foi o filme que marcou o início do Renascimento da Disney, e foi feito no esquema Arroz Feijão Disney, combinação de cantorias e roteiro baseado em responsabilidades. Com essa entrada de grana, a Disney pode correr atrás de fazer novas animações, e a arriscar mais.


A Bela e a Fera

Com grana no bolso pra investir, a Disney foi atrevida e apostou em A Bela e a Fera, baseado na obra de Beamount, fez o absurdo de na época concorrer como melhor filme. Considerando que foi um projeto que quase foi abandonado por duas vezes, e que abusou de computação gráfica em idos de 1991, A Bela e a Fera foi realmente um fenômeno. Em sua terceira tentativa de conclusão, os diretores optaram por usar o esquema de "A Pequena Sereia" e fazer como se fosse um musical. Deu certo, muito certo.

Aladdin

Com a Disney no caminho certo, fizeram em 1992 Aladdin, no mesmo esquema de seus antecessores, suando como base um conto do livro "Mil e uma noites". Aladdin abusa do humor  aproveitando a ótima faze de Robin Williams (que topou fazer o Gênio) que estourava sucessos consecutivos no cinema. Mais uma vez, conseguiram um sucesso estrondoso, filme infantil do ano, estouro nas bilheterias.

O Rei Leão

Depois de um hiato de um ano, a Disney voltou com o maior sucesso da década (considerando animações infantis): O Rei Leão. Baseado em Hamlet (levemente), conta a história de uma corte de Leões que governam uma Savana africana. Usando o mesmo modelo de filme musical, dessa vez abusando demais do elenco fantástico que reuniram, trilha sonora do ótimo Hans Zimmer, e participação de Elton John. Até hoje, é meu filme favorito da Disney.


Fim da Primeira Parte


Nenhum comentário:

Postar um comentário