domingo, 30 de agosto de 2015

Seleção Brasileira Alternativa - Agosto de 2015




Dunga leva a seleção depois do fraco desempenho na Copa América, para jogar amistosos nos USA, tá trazendo gente nova, mas precisa? Precisa pegar de tão longe? Pra amistoso quando as Olimpíadas estão batendo aí na porta?

Então se liga na Seleção Brasileira Alternativa que vamos montar agora mesmo:


Goleiros
Cássio - Corinthians
Alison Becker - Internacional

Laterais
Douglas Santos - Atlético Mineiro
Egídio - Palmeiras
Lucas - Palmeiras
Marcos Rocha - Atlético Mineiro

Zagueiros
Gil - Corinthians
Jemerson - Atlético Mineiro
Geromel - Grêmio
Victor Ramos - Palmeiras

Volantes

Elias - Corinthians
Arouca - Palmeiras
Rafael Carioca - Atlético Mineiro

Meias

Valdívia - Internacional
Paulo Henrique Ganso - São Paulo
Jadson - Corinthians
Lucas Lima - Santos

Atacantes

Ricardo Oliveira - Santos
Gabriel Jesus - Palmeiras
Neymar - Barcelona



Vamos aos fatos dessa convocação, começando pelos Goleiros. Cássio é um bom goleiro, joga no Corinthians a anos, apesar de afastamentos com lesões. Foi importante para os recentes títulos, e não toma gol bobo, saindo bem do gol e não causa penaltis. Alison é um goleiro mais jovem, tem feito boas partidas pelo Inter, mas de fato, não temos nenhum grande nome para a posição na atualidade.

Na zaga, vamos esquecer Thiago Silva e David Luiz, tomam gol pra caralho, sobem pro ataque dando espaços, e metem toda hora a mão na bola. Esquecemos os dois? Ótimo, vamos de Gil, que é grande, técnico, e obediente ao esquema tático, melhor zagueiro do Brasileirão disparado. Jemerson e Geromel são mais dois do tipo que não negociam e são obedientes, e no banco ainda teria uma vaga para Victor Ramos, que é muito bom em ligações diretas, o que combinaria num esquema fechado com 3 zagueiros.



Nas laterais, podemos aposentar Marcelo e Dani Alves apesar de terem ambos ainda muito pra queimar... é que Lucas e Egídio jogam bem juntos, assim como Douglas e Marcos Rocha do Atlético MG, assim teríamos uma boa organização nos momentos de subir para o ataque ou em inverter o lado da jogada.



Na posição de volante, temos Elias, um dos destaques do Corinthians no Brasileirão mas que ainda não jogou direito pela seleção, outra vaga seria de Arouca que merece desde os tempos do Fluminense, uma vez que Gabriel está machucado até ano que vem. Se precisar de mais posse de bola e uma esfriada no jogo, Rafael Carioca é o cara para a posição.

No meio Valdívia que tem jogado muito pelo Inter e merece esse espaço, Jadson seria o principal armador, podendo contar ou não com Ganso para criação, mas sem obrigação de marcar. Ganso oscila entre ser um gênio e um mercenário pateta, mas com Neymar jogou muita bola, achando o rapaz das vezes na partida, seria o bastante. Então sai com ele no primeiro jogo, bobeou saca e deixa Valdívia fazer seu nome. Lucas Lima tem futuro, e poderia dar um gás e criar surpresas no meio campo sendo ele muito agressivo.

No ataque, vamos aos fatos: Neymar tem vaga garantida, e seria bom colocar Ricardo Oliveira, artilheiro do Brasileirão, jogador experiente que já integrou outros grupos da seleção brasileira e que pode ajudar na equipe. Gabriel Jesus estaria ali para calejar como tem feito nas seleções de base, sendo também uma boa para a substituição que geraria a idade de Ricardo.


Como jogar? Que nem timinho... é, eu sei, é seleção Brasileira. Mas temos que modernizar o nosso futebol, mas esse caminho tem que ser seguro. Jogar com dois ou três zagueiros, laterais avançados que companham o meio campo, volantes que ofendam mas que voltem pra marcar, e vamos deixar Neymar na dele, pra ele criar e infernizar.

Sem 4-3-3 e 4-4-2, temos que sair com 5-4-1 ou ainda 5-3-2, tudo depende obviamente o espírito da equipe.


Como técnico? Obviamente que não dá pra usar o Dunga, não agora. Seria interessante pensar em Marcelo Oliveira, Tite ou Levir Culpi. São vencedores, modernos e podem ter um projeto a longo prazo.


Mas dá pra pensar ainda em levar Gabriel Boschillia que agora joga no Mônaco e é ex-São Paulo, Malcom do Corinthians (não é craque, mas funciona), Jajá do Flamengo,





Nenhum comentário:

Postar um comentário