segunda-feira, 21 de julho de 2014

Batman of the Future - Batman Beyond



As animações do Batman sempre tiveram alta qualidade, mas em 1999 a Warner e a DC decidiram apostar numa proposta bem diferente, tentando modernizar o homem morcego e atrair o público mais jovem, foi criado Batman Beyond, ou Batman of the Future (chamado assim no Brasil e América Latina).


Localizado em Neo Gothan, um cenário futurista com elementos cyberpunk, a história conta a vida do jovem Terry McGuinnis, que não é muito interessado em estudo, e está beirando a marginalidade, mas enfrenta a situação de perder seu pai, um funcionário das indústrias Wayne, do recluso milionário Bruce Wayne que está afastado das atividades da empresa.



Investigando os eventos que causaram a morte de seu pai, Terry descobre uma grande conspiração dentro da empresa, então decide se aprofundar no caso, e para isso rouba a roupa do Batman, e saí para a noite de Neo Gothan. Bruce obviamente percebe, e remotamente bloqueia a armadura, mas os argumentos de Terry são fortes, e o nem tão bom velhinho permite que ele prossiga em sua vingança.



Esse entusiasmo de Terry promove uma renovação no ânimo de Bruce, que decide treina-lo e passar o manto do cavaleiro das trevas para o rapaz, como se fosse obra do destino, mas a vida do Batman não está nada fácil. Bane está traficando o Venom para os jovens da cidade que usam em forma de adesivos, o Coringa acabou influenciando a criação de uma violenta gangue conhecida como Jockers, e os aliados do antigo Batman já não existem mais, ou estão contra essa nova investida.

Os novos vilões do Batman


Bárbara Gordon, a ex-Batgirl que até então estava na cadeira de rodas aparece como Comissária de Polícia de Neo-Gothan, assumindo a função de seu pai, e por alguns motivos não revelados não apoia em absoluto esse "novo Batman". Aliados antigos como Superman também estão afastados, nesse caso Clark deixa de existir, para vir a tona um Superman calado e frio, que sobreviveu a algumas catástrofes pessoais.

Bruce e Terry juntos na Batcaverna


Terry prova ser um herói com o tempo, não só por sua coragem e ousadia, mas por entender que ele então pertence a cidade, que precisam do Batman. E é um personagem completamente diferente, em todos os sentidos. Terry é piadista como o Aranha é nos quadrinhos, provoca muito seus inimigos, e até na vida pessoal ele transmite uma imagem que confunte cinismo e arrogância. Sua armadura tecnológica tem funções bem interessantes como auxílio de uma inteligência artificial chamada de A.L.F.R.E.D, jatos de propulsão nas botas, asas retráteis, visões térmicas e infra-vermelha, garras como as da CatWoman e até mesmo invisibilidade. Algumas funções são "roubadas" dos antigos vilões do Batman atual, o que homenageia de forma interessante o antigo Batman.



Batman Beyond começou em 1999 como animação, mas desde 2002 não teve novas temporadas, apesar do personagem ser presença constante em outras animações da Warner\DC como Superman, Projeto Zetta, Liga da Justiça e Liga da Justiça sem limites que deram certo fôlego a série, ampliando o universo Beyond de forma bem interessante.



Nas animações por exemplo, mostram evidências que Terry é na verdade um filho genético de Bruce Wayne produzido pela Iniciativa Cadmus, e ainda mostram uma nova e interessante Liga da Justiça jovial mas muito dark e séria,

A liga da Justiça 2.0, com Warhawk, Superman, Barda, Namorita e um novo Lanterna Verde.


Atualmente o Batman do Futuro aparece em uma revista regular dos Novos 52 chamada Batman Beyond Universe, e em uma série especial do mesmo universo chamada de Fim do Futuro.





Suas aparições em séries animadas foram exibidas pelos canais Warner, Cartoon Network, SBT e Record, são facilmente encontradas no Youtube. Já os quadrinhos ainda não forma publicados no Brasil, mas tem versões traduzidas por fãs em sites como Renegados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário