segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Tartarugas Ninjas - das HQ's ao Cinema




Se você fosse um produtor, que tipo de produto você ia querer? Que tal algo que possa vender revista em quadrinhos, videogames, cinema, brinquedos, e tudo isso por mais de 20 anos?

É realmente raro que algo dê certo assim por tanto tempo, mas é o caso das Tartarugas Ninjas, ou no original Teenage Mutant Ninja Turtles (Tartarugas Adolescentes Ninja Mutantes, ou algo do tipo). Tudo começou em 1984, numa história em quadrinhos da Miraje Comics nos USA, uma parceria de Kevin Eastman e Peter Laird, que nada tinha de infantil.


As Tartarugas eram muito violentas, e não tinham cores diferentes em suas máscaras, e se diferenciavam mais pelas armas que por outra coisa. Como fez sucesso, modificaram o roteiro dando uma abrandada e fizeram o desenho animado, um dos maiores sucessos dos anos 90.




A gênese das personagens é bem curiosa e típica das histórias em quadrinhos, um acidente envolvendo um cego e um caminhão de material radioativo contaminou algumas tartarugas e um rato, que cresceram e ficaram inteligentes nos esgotos de New York. Como ambos os autores são fãs de Frank Miller, que na época estava fazendo bastante sucesso com Demolidor e Elektra, a criação das tartarugas parece envolver o começo da história do Demolidor.



O rato contaminado era de estimação de um antigo mestre ninja, morto pelo vilão Destruidor (Shredder no original, algo como Retalhador). O rato aprendeu técnicas ninjas observando seu mestre, e adota as Tartarugas e as treina para combater o clã do Pé, tiração de sarro óbvia. Os nomes das tartarugas são referência aos mestres renascentistas, como Leonardo da Vinci.

Os principais personagens das Tartarugas são:

Leonardo: líder do grupo, usa máscara azul e é armado com duas katanas.

Michelangelo: alívio cômico do grupo, o mais viciado em pizza, usa máscara laranja e tem nunchuck como armas.

Donatello: engenheiro do grupo, responsável pelos eletrônicos e veículos. Usa uma máscara roxa e usa um bastão como arma

Rafael: máscara vermelha, e adagas sai. O mais esquentado do grupo, e também o mais violento.

O Destruidor: vilão principal, é acusado de matar o mestre de Splinter. Chefia o clã do Pé.



Casey Jones: jogador de hóquei e amigos das tartarugas  (principalmente Rafael), é um vigilante de New York. Foi namorado da April.



April O'Neil : repórter do canal 4, e amiga das tartarugas.



Os capangas são uma coisa a parte, são realmente engraçados. Foram transformados com o mesmo material que mutou as tartarugas, mas eles acabaram ficando limitados mentalmente. Foram feitos a partir de um porco, um rinoceronte, um cachorro e uma tartaruga, o grupo completo é formado por Tokka, Rahzar, Bebop e Rockstead.


Se tratando de videogame, as Tartarugas Ninjas estiveram em todos os consoles, do Nintendo 8 bits pra frente, marcaram todas as gerações, mas principalmente no Mega Drive e Super Nintendo, e no Arcade. O jogo é um dos grandes clássicos do beat in up, hoje é impossível encontrar a máquina para 4 jogadores simultâneos, apesar do MAME facilitar um pouco as coisas.



Atualmente, existe uma animação sendo exibida pelo canal Nickelodeon, e ela é bem inspirada na animação mais antiga. Não fez o mesmo sucesso do passado, mas tem seus pontos fortes. Está para sair também um filme novo, e no cinema, até agora só fizeram grandes sucessos de bilheteria.





Nenhum comentário:

Postar um comentário