segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

FIA anuncia mais 8 pilotos! Confira informações sobre todos divulgados até agora.



A FIA anunciou hoje mais oito pilotos que vão integrar o grid da Formual E nos anos de 2014 e 2015, as novidades são:


Sébastien Bourdais, Oriol Serviá, Daniel Abt, Narain Karthikeyan, Christijan Albers, Franck Montagny e JR Hildebrand.








Sébastien Bordais tem 34 anos, é francês e já correu na F1 pela Toro Rosso em duas temporadas (2008 e 2009) e foi demitido por não apresentar bons resultados. Mas também foi tetra campeão da Champ Car e venceu a Fórmula Superliga onde correu pelo Sevilla. Um dos mais velhos do grid, tem experiência e já tomou algumas pedradas, é um bom piloto, apesar dos resultados tão discretos na Formula 1.




Oriel Serviá participou da Champ Car em duas temporadas completas, e outras várias em algumas ocasiões, ambas vencidas por Bordais (será que tem alguma rivalidade?), é espanhol e tem 39 anos, já correu também da Indy Lights e da Indy Izod, passando por várias equipes como a KV onde Barrichello correu por uma temporada. Nunca venceu uma corrida uma corrida se quer, conseguindo alguns boas colocações só. Na minha opinião, é um dos piores pilotos do grid, vem pra fazer figuração.





Daniel Abt é alemão e tem 21 anos. venceu algumas corridas na GP3, e é piloto da Lotus na GP2 desde o ano passado. Na GP3 venceu várias corridas, na GP2 ele conseguiu bons resultados, mas ainda não venceu. Piloto jovem, e a Lotus normalmente não contrata braço duro. O fato de ser um vencedor nas categorias de base mostra que ele tem talento, talvez possa fazer mais com uma máquina totalmente nova.




Narain Karthikeyan é indiano (com um nome desses não era difícil advinhar) e já correu pela Formula 1 pela HRT ou Hispania. Correr é ter boa vontade demais com uma equipe lenta como essa, mas de fato, o cara trazia patrocínio para a equipe e acredito que será o cabeça da Mahindra. Em sua primeira passagem na Formula 1, Narain de 37 anos correu pela Jordan, onde marcou seus 5 pontos. Difícil demais avaliar um piloto dessa forma, mas o cara nunca ganhou nada importante, e na F1 fez figuração. De qualquer forma, é um cara experiente que pode estar considerando essa, sua última oportunidade boa no automobilismo.




Christijan Albers é holandes e tem 37 anos. Fez carreira na Formula 1, marcada por um acidente imbecil em San Marino que terminou com a cassação da Superlicença de Yuji Ide, o pior piloto a andar num Formula 1. Seus quatro pontos marcados na categoria são da corrida em Indianápolis em 2005 onde os pneus da Michellin não puderam correr e só 3 equipes largaram. Engraçado pensar que os Formula E usam Michelin e que os Bridgestone nem na Formula 1 estão mais. Experiente, consistente, mas não é um vencedor.




Franck Montagny é francês e tem 36 anos. Quando Yuji Ide fez a cagada com Albers, Montagny ocupou seu lugar em outras corridas, até ser demitido da Super Aguri. Detalhe interessante, a Super Aguri agora está na Formula E. Será Franck seu piloto? Imaginem o trauma do Albers quando ver no retrovisor as corres da Super Aguri? Atualmente, ele está afastado dos monopostos, será uma surpresa se conseguir qualquer bom resultado.



JR Hidelbrand é americano de 26 anos, com experiência na Indy onde seu melhor resultado foi um décimo primeiro lugar, apesar de boas temporadas na Indy Lights. Não gosto do seu estilo, na minha opinião, é um dos piores pilotos em atividade na Indy. Mesmo assim, é um acumulador de pontos, pode ser um bom segundo piloto para o Andretti.




Bruno Senna é o sobrinho do tri-campeão brasileiro, e é um piloto razoável. Apesar de resultados ruins na Formula 1, onde correu na Hispania, Lotus Renalt e Williams. Seus melhores resultados foram em seu último ano na Williams, onde fez 31 pontos, mas os melhores resultados de Maldonado fizeram a equipe dispensar ele no fim do ano. Bruno é um piloto que se classifica bem, mas na corrida falta agressividade, está afastado dos monopostos e correndo na DTM. Está com 30 anos atualmente, uma idade bem mediana para o grip, se repetir os bons tempos da GP2 pode até surpreender. Espero que aconteça dele correr na equipe do Prost, seria no minimo engraçado.





Depois dos novos pilotos divulgados, vamos aos que já estavam anunciados:




Lucas di Grassi correu na GP2 e na Formula 1 na estréia da Virgin GP. É um ótimo piloto, engraçado, trollador, recebeu até mesmo algumas críticas por causa de algumas piadas e brincadeiras. Apesar disso, a Pirelli usou ele como tester dos seus pneus, o que mostra boa relação com os fabricantes. Em seus anos na GP2, foi terceiro lugar em um campeonato, e vice em dois, disputando com grandes nomes. O carro da Formula E foi desenvolvido em conjunto com di Grassi, desde o primeiro protótipo, então apesar de só ter 29 anos, Lucas é o mais experiente com o equipamento. Para mim tem grandes chances de ser o vencedor do campeonato, podendo pilotar tanto pela Virgin ou pela Audi, duas marcas com as quais ele tem ligação.




Takuma Sato é o piloto japonês de melhor resultado até hoje na Formula 1, correndo pela BAR, Jordan e Super Aguri. Atualmente, com 36 anos corre na Indy, onde teve bons resultados em algumas corridas. Sato é bom piloto, mas na média vai mal, pode surpreender em algumas corridas, mas não é do tipo que anda sempre na frente. Certamente é melhor que a maioria dos divulgados, e na minha opinião, tem chances de ser campeão mais pela falta de adversários. Minhas fichas estão que ele vai correr pela Super Aguri.





Vitantonio Liuzzi é italiano e tem 32 anos. correu pela Red Bull em 2005, e também pelas equipes Toro Rosso, Force Indian e HRT. Tem fama de ser amigos dos engenheiros da equipe, e querido pelo padock. É um ótimo desenvolvedor de carros, passando por essa função em várias equipes. Mais um que não tem estrela, mas pode ter bons resultados. Dificil demais pensar em qual equipe vai contratar Liuzzi, mas tenho certeza que a longo prazo é uma das melhores contratações, principalmente como segundo piloto.





Sebástien Buemi é um jovem suiço de 25 anos, com uma carreira sólida nos monopostos.  Outro que correu na Red Bull, foi piloto de testes e até mesmo show man. Em 2013 foi piloto reserva da Red Bull, apesar de competir em outras categorias como a Le Mans onde conseguiu um ótimo segundo lugar. Não teve uma boa passagem na Formula 1, mas é bom piloto, e agressivo nas corridas. Pode dar trabalho, e até chegar na frente algumas vezes.




Karun Chandhok é indiano e provável piloto da Mahindra. Foi companheiro de equipe de Bruno Senna na Hispania e na época da GP2, tem 30 anos e apesar dos mau resultado na Formula 1, conseguiu algumas boas colocações na GP2.




Andrien Tambay tem 22 anos e é francês, é o menos experiente em monopostos, apesar de ter feito temporadas pela Formula Renalt e GP3. Jovem demais para bater o martelo como fracassado, mas pode aproveitar a oportunidade de carros iguais para se desenvolver e até mesmo conseguir bons resultados.



Marco Andretti é americano e tem o nome de uma família de tradição no automobilismo. Sua família será "dona" de uma das equipes da Formula E, então está mais que claro onde Marco correrá. De todos os pilotos anunciados, sem dúvida Marco Andretti é o que está em melhor fase, e tem os melhores resultados. Na Indy ele tem 2 vitórias, 4 poles e ano passado terminou o campeonato em quinto lugar com 484 pontos. Do lado de Di Grassi, Marco é um dos favoritos na minha opinião, circuitos de rua são algo que ele está relativamente acostumado, e para quem aguenta as 500 milhas de Indianápolis, 45 minutos de corrida não vão ser tão difíceis.





Ma Qing Hua é chinês e tem 26 anos. Venceu tudo que disputou na China, e foi o primeiro chinês da Formula 1. Correu como substituto na HRT, e depois ficou como reserva da Caterham. Se era usado pela grana da China na F1, agora vai poder correr pra valer em uma equipe do seu governo. Pode surpreender, a China é bem competitiva, e vai cobrar muito de sua equipe.





Fim! São 16 pilotos anunciados, então ainda faltam 4. Os favoritos na minha opinião são di Grassi, Senna, Buemi, Bordais e Andretti, mas minha torcida é para uma briga direta de di Grassi e Andretti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário